quarta-feira, janeiro 05, 2011

Implantação e Implementação

- IMPLANTAÇÃO: (Dic. Aulete Digital)
1. Estabelecer; introduzir: (Ministro quer implantar no país um programa de educação a distância).
2. Fixar, enraizar: (A árvore implantou as raízes sob o asfalto). [Antôn.: transplantar.]
3. Fazer implante (de cabelo, órgão etc.) por meio de cirurgia.

Implantação é uma atividade única e sem precedente que preenche uma lacuna com algo de valor. Uma atividade que pode ser espontânea, como ocorre na natureza com as sementes, por ex. ou planejada, para suprir uma necessidade ou interesse. No ambiente organizacional, a instalação (implantação) de mobiliários, equipamentos ou processos supre necessidades ou interesses da empresa visando correções ou melhorias.


Toda implantação resulta de um planejamento que detectou falhas, fraquezas, ameaças, necessidades, interesses transformados em um plano com objetivos e metas necessários a correção dos rumos e fortalecimento da organização.


Os processos, diferentemente de mobiliários ou equipamentos, exigem monitoramento pós-implantação para sustentação dos objetivos, metas ou melhorias, pois a implantação por si só não garante o sucesso da iniciativa. A esta atividade denominamos – implementação.


- IMPLEMENTAÇÃO: (Dic. Aulete Digital)
1. Executar, colocar em prática (plano, projeto): (O ministro implementou uma política de contenção de gastos).
2. Instalar ou elaborar (um programa de computador).
3. Munir, abastecer de implementos.


Implementação é fazer acontecer, é a garantia de que algo implantado venha resultar conforme o planejado.

Implementar é equivalente a cuidar de uma criança que ensaia os primeiros passos, cuidando para ela não cair, se machucar, traumatizar-se. Exige um monitoramento constante, treinamento, orientação e responsabilidade.


A fase de implementação de um processo reveste-se de grande importância, posto que seja uma fase crucial e definitiva, pois se mal-sucedida poderá provocar decepções quanto ao atingimento dos objetivos e decretar sua inviabilidade.


Uma ferramenta que se tornou mundialmente utilizada no apoio à implementação é o BSC – Balanced Scorecard. Esta metodologia é estruturada em quatro perspectivas que são genéricas em toda implementação: Proprietários ou Acionistas (1), Clientes (2), Processos internos (3) e Aprendizado e Infra-estrutura (4).


A implementação por si só configura um projeto, posto que a quantidade de atividades seja enorme, senão vejamos as exigências do BSC: Na perspectiva dos Proprietários do projeto tem-se que atender os requisitos da eficácia, assim como na perspectiva dos Clientes. Na perspectiva dos Processos Internos tem-se que atender as exigências da eficiência e qualidade e na última perspectiva, a do Aprendizado e Infra-estrutura tem-se que buscar a sustentabilidade, a efetividade.