terça-feira, novembro 14, 2006

Programa e Projetos

Escrever sobre programas e projetos pode parecer redundante uma vez que um é o coletivo do outro, porém as acepções têm detalhes que merecem distinção. Programa - conjunto de projetos homogêneos, integrados e temporários com uma finalidade precípua.

Os programas, geralmente, são referenciados a ações não perenes, como os programas sociais (chamamentos públicos às contribuições, prevenções, engajamento...), educacionais (propaganda de conscientização...); políticos (campanhas de esclarecimento, autopromoção...); institucionais (fixação da imagem e marca); promocionais (publicidade de produtos e serviços...), com prazo pré-determinado de duração (início, meio e fim) e se prestam a um intento exclusivo e singular.

Projeto - um esforço temporário empreendido para alcançar um objetivo específico e único motivado pela demanda particular de uma entidade. É um trabalho levado a termo com responsabilidade de execução e resultado esperados, com quantificação de benefícios e prazo de execução pré-estabelecido considerando os recursos humanos, financeiros, materiais e de equipamento, bem como as áreas envolvidas necessárias ao seu desenvolvimento.

As organizações estruturadas em projetos são notoriamente as voltadas ao desenvolvimento: empresas de arquitetura e construção, laboratórios de pesquisa, engenharia de produtos, propaganda e marketing.

Um projeto só tem razão de ser quando da criação de algo novo, com características únicas ou de transformação, mudança de algo existente, porém com novos atributos. O desenvolvimento de um projeto pressupõe inovação, dinâmica de ruptura, mudança, superação em busca de novos patamares de valor e desempenho. Todo bem ou serviço nasce de um projeto.

Exemplos:
- Desenvolver um novo produto ou serviço;
- Implementar uma mudança organizacional;
- Desenvolver ou adquirir uma nova tecnologia;
- Empreender uma campanha política, social, educacional, etc.;
- Criar um sistema de abastecimento para uma comunidade carente;
- Implementar um novo procedimento ou processo gerencial;
- Programar um evento, uma viagem de férias...

Por seu caráter único os projetos / programas não são medidos pelos mesmos indicadores de desempenho como nos processos e sim por indicadores de resultado (lagging indicators), a saber:
• Inputs: recursos aplicados nas atividades; (variáveis: horas trabalhadas, materiais consumidos, equipamentos depreciados, etc.)
• Outputs: bens / serviços obtidos; (total de horas-aula consumidas num programa nacional de erradicação do analfabetismo, alunos alfabetizados)
• Outcomes - atingimento dos objetivos desejados; (indicam o resultado das metas alcançadas / metas estipuladas ou por pesquisas de opinião).

Com o objetivo de organizar o conhecimento sobre gerenciamento de projetos, o PMI (Project Management Institute) – entidade mundial, sem fins lucrativos, disseminadora e reguladora da metodologia - PMBoK (Project Management Body of Knowledge) defini nove áreas do corpo de conhecimento para o gerenciamento de projetos e cinco etapas em gerência de projetos:
 Gerenciamento da Integração: assegurar que os diversos elementos do projeto estão adequadamente coordenados.
 Gerenciamento do Escopo: assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e tão somente este, para complementar de forma bem sucedida o projeto, relativamente aos requisitos desejados pelo cliente.
 Gerenciamento do Tempo: assegurar que o projeto será implementado no prazo previsto.
 Gerenciamento do Custo: assegurar que o projeto será concluído dentro do orçamento aprovado.
 Gerenciamento dos Riscos: identificação, análise e resposta aos riscos do projeto.
 Gerenciamento dos Recursos Humanos: possibilitar o uso mais efetivo das pessoas envolvidas com o projeto.
 Gerenciamento da Qualidade: garantia conformidade para satisfação das necessidades para as quais ele foi empreendido.
 Gerenciamento da Contratação: (Aquisições) obtenção de bens e serviços demandados na execução do projeto, externos à organização executora.
 Gerenciamento da Comunicação: assegurar a geração, coleta, distribuição, armazenamento e pronta apresentação das informações do projeto.

Gerência de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para projetar atividades que visem atingir os requisitos do Projeto (escopo, prazo, custo, qualidade, recursos...)
As etapas da gestão de projetos, derivadas do ciclo PDCA (Deming) são:
 Iniciação: autorização do projeto ou fase;
 Planejamento: definição e refinamento dos objetivos e seleção da melhor alternativa de ação para atingir os objetivos do projeto;
 Execução: coordenar atividades e recursos para realizar o plano;
 Controle (acompanhamento, avaliação): assegurar o atingimento dos objetivos pela monitoração contínua do processo para detectar variações e tomar ações corretivas;
 Encerramento: formalizar a aceitação do projeto e encerrar de forma organizada.

Profissionais com formação e experiência consistentes em projetos são altamente valorizados, posto que a quantidade de trabalhos que não atinjam a eficácia esperada é numerosa: parte deles não é concluída, outros o são fora de prazo e orçamento e outros ainda, não satisfazem os requisitos definidos. Tudo isso somado provoca grande demanda por profissionais competentes.

14/11/2006