sexta-feira, outubro 27, 2006

Eficiência, Eficácia e Efetividade

A grande maioria das pessoas tenta fazer as coisas corretamente, dentre estas, uma boa parcela faz a coisa certa, mas poucas fazem o que tem que ser feito.


Os macro-indicadores de maior relevância em qualquer organização são os que permitem medir a proficiência da empresa nos quesitos: a) sua competência em fazer certo, b) sua competência em atender as expectativas e, c) sua competência em fazer algo de forma diferenciada.


Os conceitos-tema deste artigo são amplamente conhecidos e difundidos, porém, nem sempre compreendidos! Suas conceituações e usos por vezes, emprestam sentidos difusos, quando não contraditórios, no que tange ao léxico técnico que difere do vernacular. O esforço aqui será com o senso técnico dos vocábulos em questão.


Uso de clichês sobejamente utilizados:
a) eficiência = ‘fazer certo a ‘coisa’;
b) eficácia = ‘fazer a ‘coisa’ certa; fazer certo na primeira vez,
c) efetividade = ‘fazer a ‘coisa’ que tem que ser feita’;


Definições que emprestam um senso simplório aos conceitos, mas muito prático em função da mnemonização pela utilização de um termo repetido nas conceituações – a ‘coisa’ – como objeto da ação ou resultado dela.


Detalhamento das concepções:
• Eficiência = fazer certo a “coisa”, pois em se fazendo o contrário – fazer errado a ‘coisa’, estaremos provocando perdas de tempo e recursos (retrabalho, desperdício), contrariando os princípios da eficiência. Um segundo clichê muito utilizado para definir eficiência é ‘fazer mais com menos‘, que traz embutido o senso de economia racional. Também é a capacidade de atingir ou superar os padrões vigentes. Sabemos da existência de ‘parâmetros’ ‘padrões’, ‘indicadores’, ‘níveis’, ‘graus’... de eficiência que balizam as ações nos mais variados processos onde se almeje uma eficiência aceitável, resultante da qualificação da força de trabalho, da racionalização do método e da otimização dos recursos, medida pela relação entre quantidades produzidas sobre recursos empregados (meios). Isto indica o rendimento dos recursos (insumos, m-o) aplicados na prestação de serviços e disponibilização de produtos. Em contrapartida, está a quebra da expectativa no que é esperado da habilidade com foco na produtividade e conformidade do produto ou serviço.
- Conceitos chaves: padronização e especialização.
- Propulsor: habilidade.
Como exemplo da falta de eficiência, citaremos a fabricação de uma geladeira que esteja muito acima dos padrões de custos praticados no mercado!


• Eficácia = ‘fazer a ‘coisa’ certa, pois em se fazendo o contrário estaria ‘fazendo a ‘coisa’ errada, a ‘coisa’ que não deveria ter sido feita, a ‘coisa’ fora de lugar e hora, a ‘coisa’ a ser empreendida de forma diferente, em outras palavras, deveríamos fazer outra ‘coisa’ que não esta. Também é a capacidade de atender expectativas de alguém, um grupo ou organização. Sabemos também da existência de ‘parâmetros’, ‘padrões’, ‘indicadores’, ‘níveis’, ‘graus’... de eficácia que balizam as ações nos mais variados processos onde se almeje a eficácia aceitável, resultante da relação entre metas alcançadas sobre metas pretendidas. Na falta da eficácia estamos quebrando expectativas no que era desejado de uma atitude correta e pecando contra o nível de satisfação esperado na conformidade e metas do processo.
São exemplos: atender os requisitos, atingir metas, cumprir cronogramas, satisfazer o cliente. No exemplo dado acima sobre a geladeira, imaginem uma que consuma muita mais energia que as da concorrência.
- Conceitos chaves: qualidade e satisfação.
- Propulsor: atitude.


• Efetividade: “Difícil não é fazer o que é certo, é descobrir o que é certo fazer”. (Robert Henry Srour). Esta frase sintetiza todo o conceito de efetividade: fazer a ‘coisa’ que tem que ser feita; sendo dos três, o conceito mais difícil de entender, pois é percebida, somente por pesquisas de opinião sobre ações que causam efeitos, impacto, mudança ou transformação de uma realidade. Benefícios, efeitos ou impactos diretos ou indiretos do exercício do papel institucional de uma organização: (econômicos, sociais, ambientais e tecnológicos). Também é a capacidade de atender expectativas de uma comunidade ou sociedade. Ainda, no exemplo da geladeira, a fabricação da mesma com funcionamento a gás para populações aonde não chega energia elétrica e outros exemplos: como lançar um produto que não provoque impacto ambiental, viabilizar a inserção de uma comunidade num contexto, erradicar uma epidemia ou endemia, medidas de responsabilidade social nas empresas, de progresso sustentado, de ação ecológica, etc.
- Conceitos chave: impacto, transformação (mudança de realidade), sustentabilidade.
- Propulsor: conhecimento e atitude


Este três conceitos, às vezes se sobrepõem ou se completam para compor o conjunto de macro-indicadores com Informações resultantes da medição de um evento repetitivo com critérios pré-definidos, com o objetivo de mostrar o resultado / evolução, para orientar as decisões e ações pertinentes e suficientes para se medir toda a gama de ações humanas e monitorar o desempenho na busca da excelência, pois "somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito." (Aristóteles).




27/10/2006

8 Comments:

At 4:56 PM, Blogger Angela Santos said...

Excelente comentário. Esclarecedor claro, suscinto. Com "efetividade" (rsrsrsr).
Parabéns.
Atenciosamente,
Angela

 
At 8:06 AM, Anonymous Anônimo said...

Não há definição desses termos. Há, sim, vários conceitos, sendo que alguns são até divergentes.
Dentre vários pesquisados, optei por:
Eficiência é a capacidade de produzir um resultado (FAZER - PRODUZIR).
Eficácia é a capacidade de produzir melhores resultados, no tempo e no espaço (FAZER COM MENOR CUSTO, MENOR TEMPO, MELHOR QUALIDADE - PRODUTIVIDADE).
Efetividade é a eficácia dentro dos objetivos institucionais.
JONAS BH.

 
At 7:19 PM, Anonymous Anônimo said...

gostaria que definisse e desse um exemplo de administrador eficiente e um administrador eficaz

 
At 1:39 PM, Anonymous laerte douglas said...

Gostaria que você desse exemplos de estrategias que utilizassem o conceito de eficiencia, eficácia e efetividade, dentro de um mesmo contexto.

 
At 8:52 AM, Blogger Wagner Herrera said...

Caro Laerte

Uma estratégia de eficiência seria orientações que viabilizem o menor custo.
Uma estratégia de eficácia seria molhorar a qualidade do produto do serviço, do atendimento, enfim orientações que satisfaçam o cliente.
Se a empresa investir na redução da agressão ao meio ambiente ou ainda, investir na comunidade do entorno, estaria no caminho da efetividade.

 
At 5:59 AM, Anonymous Anônimo said...

Nossa, uma coisa que achamos que será simples vem com vários conceitos e as vezes distintos. Vi um conveito de um cara que gostei, porque compreendi, agora, saber se está correto são outros quinhentos. Ele disse que em um Planejamento Estratégico existem 3 divisoes: a estratégia ( objetivo), o tático ( metas) e o operaciona
(ações a serem realizadas). A eficácia tem a ver com o tático e a eficiência com o operacional. Portanto, dando um exemplo, A e B batem sua metas de vendas, foram eficazes, mas B, além de baterba meta, gastou menos para fazer, portanto, B foi mais eficiente que A! Quanto a efetividade, ainda nao encontreinum conceito fácil assim!
Jan/ 2012.

 
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