quinta-feira, novembro 26, 2009

Princípios e Valores

“Nossos princípios espelham nossa integridade moral e nossos valores mostram o que fazemos com ela”.

Hoje quero convidá-los a participar da discussão de um tema controverso, talvez filosófico, um tanto difuso. Certamente o artigo mais pretensioso que já redigi! A proposta é achar um foco para os conceitos em questão. As acepções dos vocábulos nos dicionários não trazem luz à confusão genericamente instalada:. Estou me referindo às declarações que encontramos sobre Princípios e Valores institucionais das organizações.

Hoje, dois de novembro, um feriado chuvoso, decidi investir o tempo em pesquisa no “Google” sobre o tema! Poderia, não fosse precioso este espaço de mídia, listar algumas declarações de organizações famosas pesquisadas, porém isso pode ser consultado por qualquer dos leitores interessados no aprofundamento do assunto.

A confusão é geral! Uns declaram princípios e valores conjuntamente (o que talvez seja melhor, dada a dificuldade da divisão), outros separam sem a devida clareza e, há os que qualificam um ou outro conceito de forma equivocada, enfim tem de tudo! Quero aqui, deixar uma noção de princípios e de valores (não me atrevo a definir) por tudo que li e entendi e que sirva de orientação para uma conceituação mais técnica.

Princípios
Atitude compromissada da organização com o seu modo “ser”; imutável e inflexível; reflete o “caráter” da organização; um conjunto de posturas inegociáveis, inalheável que independem do meio de atuação; inexiste o implemento ou descarte de novos princípios independente do cenário; pertencem à dimensão permanente da empresa; um posicionamento entre o “certo” e o “errado”, sem meio termo; uma indicação do que é devido. Não existem escalas de posicionamento, são binários, bipolares, é “ser ou não ser”, portanto não existem meios princípios. Premissas, dogmas, fundamentos são sinônimos de princípios.

Não são princípios: objetivos, missão, costumes, caprichos, hábitos, políticas, interesses, obrigações, conveniências...

A firmeza moral, o sinal visível de sua natureza interior. É o que somos por baixo de nossa personalidade (máscara), a nossa marca, o caráter.
“O caminho mais grandioso para viver com honra neste mundo é ser a pessoa que fingimos ser”. (Sócrates)

Acepções do termo (Dic. Houaiss)
ditame moral; regra, lei, preceito; dito ou provérbio que estabelece norma ou regra; proposição elementar e fundamental que serve de base a uma ordem de conhecimentos; proposição lógica fundamental sobre a qual se apoia o raciocínio.

Exemplos de Princípios organizacionais:
Austeridade, Probidade, Equidade, Impessoalidade, Legalidade, Imparcialidade, Legitimidade, Moralidade, Transparência, Flexibilidade, Disciplina, Perseverança, Justiça, Humildade, Persistência, Temperança, Coragem, Integridade, Sustentabilidade, Respeitabilidade, Indiscriminação, Respeito ao Indivíduo (Diversidade), Comprometimento, Autonomia, Confiabilidade, Presteza, Tolerância...

Valores
Atitude compromissada da organização com seu modo de “estar”; uma dimensão situacional porém não volúvel, função da interação com o meio ambiente, da cultura; uma escala de referência para as políticas de ações que podem ser aferidas numa escala de limites entre “bom“ e “mau“ sendo um guia “externo” de sua atuação; permite à sociedade identificar as atitudes da organização (em sentido figurado: a personalidade*); novos valores podem ser adquiridos e outros descartados, na adequação às variâncias sociais do ambiente. Os valores são condicionantes e/ou qualificadores da atitude, da atuação. Por exemplo, a Responsabilidade Social é um valor novo para algumas empresas e outras, ainda virão a adotá-lo. O portfólio de valores (regras, leis, preceitos) da organização orientam seu comportamento em relação às suas clientelas.

Não são Valores: costumes, objetivos, interesses, obrigações, políticas, missão...
Valores são níveis de preferência estabelecidos para seres (ex: homem bom, empresa feliz), objetos (ex: sapato velho), conhecimentos (planejamento estratégico), comportamentos (ex: atitude infeliz) ou sentimentos (ex: amor despretensioso), tenham eles origem individual ou coletiva.
* Personalidade: “aspecto visível que compõe o caráter individual e moral de um ser, segundo a percepção alheia”. (Dic Houaiss)

Acepções do termo (etimologia – Dic. Houaiss)
Conjunto de traços culturais, ideológicos ou institucionais, definidos de maneira sistemática ou em sua coerência interna; no pensamento moderno de tendência relativista, cada um dos preceitos igualmente passíveis de guiar a ação humana, na suposição da existência de uma pluralidade incontornável de padrões éticos e da ausência de um Bem absoluto ou universalmente válido; qualidade do que alcança a excelência, do que obtém primazia ou dignidade superior.

Exemplos de Valores praticados nas empresas:
Inovação, Pioneirismo, Competitividade, Comprometimento, Transparência, Ética, Política conservadora de preços (ou de crédito), Interdependência, Motivação, Responsabilidade Social e/ou Ambiental, Lucratividade, Rentabilidade, Consciência Ecológica, Educação Continuada, Empowerment, Compromisso com (Prazo, Qualidade, Contratos, Negociação, Imagem), Encantamento do Cliente, Respeito à Clientela, Excelência, Felicidade Pessoal, Inteligência Competitiva, Liderança Participativa, Administração de Conflitos, Níveis mínimos de Burocracia, Sociabilização, Inserção Social, Melhoria Contínua, Cooperação, Delegação, Empreendedorismo, Construção do Bem-estar...

Alguns exemplos citados acima dos Princípios e dos Valores foram colhidos nas empresas pesquisadas (Bancos, Indústrias, ONG´s) e triados pelo autor, porém os limites dos conceitos são estreitos e as fronteiras, tênues, levando por vezes ao equívoco, no que peço desculpas e coloco-me à disposição para o debate aceitando prontamente críticas e sugestões. A definição criteriosa dos Princípios e Valores assume particular importância, uma vez que devem compor o texto da Missão da organização.

1 Comments:

At 10:40 AM, Anonymous Anônimo said...

Gostei muito da esclarecedora explicação diferenciando tantos termos abstratos.

 

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