sábado, janeiro 22, 2011

Treinamento X Desenvolvimento


Treinamento refere-se ao processo usado na empresa para transmitir as habilidades necessárias aos colaboradres com vistas ao desempenho específico de atividades. De forma diferente, porém o desenvolvimento refere-se, de forma ainda mais abrangente, à natureza da mudança verificada nos colaboradores, através dos programas de treinamento continuado e educação. Já educação é um conceito mais amplo, abrangendo o crescimento global da pessoa.

Em função das diferenças conceituais admitidas, há uma tendência em se utilizar o termo desenvolvimento particularmente para o treinamento dedicado às gerencias. Esta percepção estabelece as diferenças entre os dois termos, em função de sete variáveis: objetivo, escopo, abordagem do problema, ponto de vista, critérios de seleção, identificação de necessidades e avaliação. Assim, estabelecem-se as diferenças básicas entre treinamento e desenvolvimento:
a) Treinamento lida com necessidades reais; desenvolvimento lida com necessidades previsíveis;
b) Treinamento é orientado para o cargo; desenvolvimento é orientado para a pessoa;
c) Treinamento lida usualmente com requisitos de tarefas específicas; desenvolvimento, com necessidades organizacionais ou com tarefas complexas.
d) Treinamento lida com necessidades operacionais; desenvolvimento, com necessidades gerenciais.


A tendência observada é no sentido de relacionar o treinamento ao processo de aquisição de habilidades, particularmente relacionadas com o desempenho de atividades, enquanto o desenvolvimento seria, sobretudo, o processo voltado para o crescimento integral do ser humano, em termos de expansão de suas competências para utilizar totalmente suas capacidades na solução de novas e diferentes situações. Já 'educação' é encarada de forma ainda mais abrangente, em termos de estar voltada para o crescimento e desenvolvimento integrais da pessoa como um ser social.


O treinamento deve ser tratado como um procedimento organizado que visa transmitir conhecimentos e/ou habilidades às pessoas, com vistas a um objetivo predeterminado. O treinamento tem objetivos mais imediatos que a educação. Esta, por sua vez, abrange o que se chama "programas de desenvolvimento", dadas suas características de mais largo alcance. Em ambos os casos, o objetivo é a mudança comportamental, voltada sempre para a consecução dos objetivos organizacionais.


Uma diferenciação sob outro ponto de vista, qual seja a do tipo e do nível de programa: Assim, o treinamento cobriria todos aqueles programas que têm por objetivo fornecer o conhecimento e habilidades básicas requeridas para o desempenho de partes especializadas de uma determinada atividade. Já o desenvolvimento abrangeria programas de nível acima dos requisitos técnicos do cargo. Seriam programas tais como gestão, tomada de decisão, relações humanas, dentre outros. O importante a destacar é que estes programas não se destinariam apenas aos ocupantes de funções administrativas, mas também aos demais colaboradores da empresa.


Um conceito novo para 'desenvolvimento de pessoas', para além da diferença conceitual ou de simples extensão em relação ao treinamento é que o desenvolvimento de pessoas "abrange as atividades de seleção, avaliação de desempenho, planejamento de carreira, treinamento e educação contínuada, utilização de inventários de habilidade de pessoal, promoção, transferência e colocação" .


O termo 'treinamento' é utilizado também em seu sentido mais amplo, abrangendo desde a simples aquisição de habilidades motoras até o desenvolvimento de conhecimento técnico complexo, aprendizagem de habilidades administrativas, inclusive a formação de atitudes pertinentes à condução de problemas sociais.


Assim, o treinamento aqui se reporta a uma função administrativa que tem por objetivo promover o desenvolvimento de recursos humanos, através de ações próprias sobre conhecimentos, habilidades e atitudes dos participantes de uma organização. Desenvolvimento de pessoas se traduz na mudança comportamental observável nos integrantes de uma empresa, obtida inclusive em função das ações de treinamento e, que se faz presente na aquisição de papéis e valores organizacionais.